Melhor visualizado no Firefox e Chrome

Uma Verdade Inconveniente

Thii

Enquanto muitas pessoas se "divertiam" durante o carnaval, eu fiquei em casa curtindo meu feriado super agitado de um doente acamado, eu estava com suspeita de dengue, mas isso não vem ao caso, pois não é o foco deste post.
Eu tinha apenas duas opções, ficar sentado à frente do computador e aguentar a dor corpo ou ficar deitado e assistir tv, optei pela segunda. Graças à onerosa mensalidade da tv a cabo eu posso usufruir de toda a programação do pacote premium, se eu não tivesse isto e tivesse que agüente um ferido doente com tv aberta eu me mataria ou quebraria a tv, de novo a segunda opção.
Mas o fato é que estava procurando algo de bom para assistir e como sempre fui procurar nos canais telecine, para minha surpresa estava passando An inconvenient Truth no telecine cult (um dos meus favoritos).


Esse é um filme sensacional, aborda toda a questão do aquecimento global de maneira simples e sem um jargão técnico, de forma que qualquer pessoa leiga possa entender. Embora muitos digam que o filme é sensacionalista ou que este não tenha apresentado dados os suficientes e com base neste levantou conclusões precipitadas, o filme ainda manteve o seu foco a informação. O fato é que não existe consenso no meio cientifico sobre a situação do planeta no exato momento e nas projeções para um futuro próximo, contudo existe o consenso de que estamos alterando drasticamente as condições do planeta e que o aquecimento global está diretamente ligado com as emissões de gases do efeito estufa (como por exemplo, o gás carbônico).


O filme mostra partes de uma das milhares de palestras sobre o aquecimento global que o ex-senador, ex-candidato à presidência dos EUA, Al Gore ministrou. Esses momentos foram intercalados com imagens e lembranças da vida dele. Davis Guggenheim acertou a mão na direção e no roteiro do filme, pois qualquer pessoa com o mínimo de preocupação, ou curiosidade sobre o assunto ou também entendimento científico, tem sua atenção voltada para o filme.

E ao final do filme a um sentimento de revolta com o descaso com a única casa que nós temos, e de repente você descobre que esta se perguntando a si mesmo sobre quais as medidas diárias que andam tomando para minimizar os impactos ambientais gerados pela sua vida.
Você pode esta se afirmando "Somente uma pessoa não fará a mínima diferença". Eu também pensava assim, mas se cada um tiver a iniciativa de mudar o seu próprio mundo, o impacto gerado por essas ações será extremamente positivo e benéfico para nossa vida e o ambiente. Nós possuímos o péssimo habito de culpa apenas as grandes empresas, esta certo elas são as grandes culpadas nesse caso, mas nós somos responsáveis por todo o lixo e detritos que geramos diariamente, e no final essa quantia somada é um número absurdo. Agora alguém pode falar "mas isso é problema do governo", sim o governo deve gerenciar todos esses resíduos, mas nós devemos ter consciência ambiental e educação ambiental para cooperar com essas medidas. Caso contrário ficará botando a culpa em deus ou ficaremos abismados quando ocorre um ciclone extratropical ou irregularidades no regime de chuva como no caso de Santa Catarina. Portanto essa é uma questão muito séria, que envolve cada um dos mais de 6,2 bilhões de habitantes desse planeta, e a resposta para isso é a mudança de hábitos diários.



Bookmark and Share

2 Insatisfeito(s):

  Sido

26 de fevereiro de 2009 às 19:45

uia!

menino CULT!

  --

27 de fevereiro de 2009 às 07:09

cousa de nerd;
;D